I Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará
A formação inicial e continuada de professores de Inglês da Educação Básica: desafios e perspectivas
07 A 09 DE NOVEMBRO DE 2013 - UFOPA/CAMPI TAPAJÓS E RONDON - SANTARÉM-PA
Apresentação
Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.
Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.
O I Colóquio de Professores de Inglês da Região Oeste do Pará (I CPROP) é o resultado de uma parceria entre o projeto institucional PIBID/UFOPA (Edital CAPES 001/2011): “Educação para a integração da Amazônia” e do projeto Novos Talentos/UFOPA (Edital 055/2012 CAPES): “Novos Talentos na Amazônia: espaços e dinâmicas interdisciplinares de produção e aquisição do conhecimento” através dos subprojetos: PIBID/LETRAS – Inglês: “Contribuições para a formação de novos professores de Inglês na região oeste do Pará” e “Fortalecendo a Educação em Língua Estrangeira/Inglês na Escola Pública de Santarém-PA” respectivamente, ambos de responsabilidade do Programa de Letras/ICED.
O I CPROP vem de encontro a uma necessidade premente na região oeste do Pará: o estabelecimento de um fórum permanente de discussão entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de Inglês. Ressalte-se que, embora o ensino de Inglês já ocorra há muito tempo em escolas das redes estadual e municipal de ensino e em instituições particulares, não se tem registros de que um evento dessa abrangência tenha sido realizado nesta parte do estado do Pará, exceto pelo I Colóquio de Professores de Santarém, realizado em 2012, como resultado de uma parceria entre o Programa de Letras/ICED/UFOPA e o Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Semiótica na Amazônia (GEALES-Amazônia). Mas, este foi um evento de um único dia e se restringiu aos professores de Inglês do município de Santarém.
Não é por falta de demanda que eventos da magnitude do I CPROP não ocorram nessa região. Abrangendo 28 municípios, ela possui 1.400.090 habitantes, de acordo com as estimativas do IBGE (2011). Muitas dessas pessoas frequentam escolas públicas ou particulares e podem optar pela língua inglesa em suas aulas de Língua Estrangeira. Precisam, então, de professores bem preparados para auxiliá-las no processo de aprendizagem do idioma. Eventos como esse ajudam o professor, dentre outras possibilidades, a refletir sobre a sua práxis, renovar seus conhecimentos, compartilhar suas ideias, automotivar-se a se tornar um professor-pesquisador e a buscar a melhoria da qualidade de suas ações pedagógicas, de seu ambiente de trabalho e de sua própria vida. Ademais, essa é uma oportunidade para futuros professores de Inglês dialogarem diretamente com professores em serviço e com aqueles que mais diretamente estão envolvidos com as decisões políticas na área da educação.
Assim, de modo geral, o I CPROP visa estabelecer um fórum anual de discussões entre educadores, educandos, pesquisadores da área de educação em língua estrangeira, gestores e representantes de secretarias estaduais e municipais de educação. Especificamente, o evento objetiva: (i) congregar os professores de Inglês da região oeste do Pará; (ii) refletir sobre problemas locais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Inglês; (iii) discutir políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de Inglês; (iv) incentivar o professor de Inglês a fazer pesquisa em sala de aula; (v) oportunizar a publicação de trabalhos de professores de Inglês da região. (vi) encorajar os professores de Inglês a investir seu tempo em formação continuada; e (vii) enfatizar a importância do conhecimento da língua inglesa mesmo nos rincões de nossa região.
Eixos Temáticos
1. Políticas públicas de formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira/Inglês
2. Ensino de literaturas anglófonas
3. Material didático para o ensino de Língua Estrangeira/Inglês
4. Pensamento crítico e ensino de língua inglesa
5. Semiótica aplicada ao ensino de línguas estrangeiras
6. Motivação e aquisição/aprendizagem de inglês.
7. Recursos tecnológicos aplicados ao ensino de línguas estrangeiras.
8. Fonética e fonologia no ensino de língua inglesa
9. Práticas transdisciplinares no ensino de Língua Estrangeira/Inglês
10. Estratégias de ensino de línguas estrangeiras.
Apoio